Conheça um TOP 10 com 10 motivos para Chiquititas manter ou até superar o sucesso de Carrossel.
Sucesso, é bom que se entenda, algo que vai muito mais além de um
simples resultado de IBOPE. Engloba, além de audiência, sucesso
comercial, de repercussão e, sobretudo, qualidade de produção. Já
amanhã, sábado, é dia de Cartas e Cartazes e vamos trazer o anúncio que marcou a estreia da novela em 1997, com todas as curiosidades e bastidores que marcaram aquele momento. Por fim, no domingo, teremos aqui uma entrevista com o ator Daniel Andrade, que entrará na segunda fase de Chiquititas e vai interpretar o personagem Miguel.
Pois bem, vamos ao TOP 10 do que pode levar Chiquititas a ser novamente um grande sucesso na telinha do SBT:
1 - Consolidação do horário: No início de 2012, muito se criticou
o fato do SBT ter colocado Corações Feridos aos invés de Carrossel no
ar, na faixa das 20h30. Mas a estratégia foi fundamental para que a
novela de Íris Abravanel já começasse em alta, uma vez que Corações
Feridos conseguiu atrair um público noveleiro para o horário novamente. E
Carrossel não só consolidou o horário como vai entregar para a próxima
novela com uma temática parecida, quanto ao seu apelo infantil. E
entregar no sentido novela pós novela com mesmo perfil, mas também no
tocante aos 15 dias em que as duas produções irão conviver
simultaneamente no horário nobre do SBT. Não custa lembrar o papel que o
"Carrossel TV" tem desempenhado nessa transição para Chiquititas. Como
disse o diretor Ricardo Mantoanelli, geralmente as crianças gostam de
quem seus ídolos (personagens de Carrossel) gostam. Ponto para o SBT.
2 - Apelo infantil e juvenil: Além do apelo infantil que todos
lembram de imediato, Chiquititas em sua versão 2013 mostra um apelo
também jovem. A intenção de se ter essa “dobra” no apelo ficou claro
pouco a pouco na escalação do elenco, quando vários dos personagens
centrais tiveram seus atores divulgados. Os personagens de Letícia
Navas, Lisandra Parede, Pedro Lemos e Emilio Eric Surita devem ser os
responsáveis principais para puxar esse perfil de público. Letícia e
Eric, vale lembrar, foram apresentadores da TV Globinho, na Rede Globo e
isso pode contribuir também para "puxar" público que os acompanharam no
programa global.
3 - Elenco adulto mais experiente: O elenco adulto de Carrossel
tinha bons valores, como Noemi Gerbelli, Rosanne Mulholland, Ilana
Kaplan, Márcia de Oliveira, Adriana Alves e houve outras gratas
surpresas como Henrique Stroeter (Rafael Palillo), mas em Chiquititas
houve uma preocupação de se buscar atores muito mais acostumados e
experientes com o mundo da TV, o que é fundamental em se tratando que
Chiquititas o universo adulto tem cenas importantes próprias, muito mais
densas que as de Carrossel, onde boa parte da trama dos adultos gira em
torno das histórias das crianças. Além de gente rodada na Globo e
Record, como a protagonista Manuela do Monte e do jovem Guilherme Boury,
veteranos foram lembrados como Liza Vieira (que fez uma pequena
participação em Carrossel também), Giovanna Gold, Virgínia Nowicki,
Sandra Pêra e Roberto Frota. Carla Fioroni, na pele de Ernestina,
promete ser um dos principais destaques. O jeitão caricata e que todos
aprontam pra cima dela, pode ser uma boa substituta na mente do
telespectador para a Diretora Olívia (Noemi Gerbelli). Já a "caloura"
Naiumi Goldoni viverá a difícil personagem adulta Gabriela. E ao que
parece tem todas as condições de mandar muito bem.
4 - Investimento em produção: Carrossel manteve uma média
parecida com as novelas recentes do SBT quanto ao investimento. O
diferencial, claro, foi o fator da novela ter o que o público da
emissora quer ver. Chiquititas vai pelo mesmo caminho, mas o SBT não
quer dar chance ao azar: investiu pesadamente na produção de
Chiquititas. Além da utilização da cidade cenográfica (no qual o
principal destaque é o grandioso orfanato construído), a novela passa a
contar com a figura de um produtor executivo (Gilvan Guimarães) e de um
preparador de elenco exclusivamente infantil (Beto Silveira), peças
inexistentes em Carrossel. Vale ressaltar que isso não garante bom IBOPE
ou repercussão. Novela com apelo principalmente infantil sempre será
sucesso pela sua história. Esse público não importa com muita pompa,
cenários nota 10 ou elenco estelar. Mas é sempre bom ver evolução em
qualidade técnica e artística.
5 - Clipes mais caprichados: Além das figuras citadas acima,
Chiquititas também ganha outro reforço inédito em comparação com a
antecessora: um diretor só para cuidar dos clipes da novela. Trata-se do
prestigiado Ricardo Mantoanelli, que usará toda a sua experiência em
faixa de shows no SBT para turbinar esse setor da novela, que pode ser
uma boa arma de divulgação no boca-a-boca infantil e, claro, uma
ferramenta de divulgação dos produtos licenciados e eventuais shows que a
turminha do Orfanato venha a fazer pelo Brasil. Não custa lembrar que
Letícia Navas, Sandra Pêra e Amanda Acosta (que vai cantar em dueto com
uma criança a super clássica "Coração com Buraquinhos"), além das
crianças Júlia Gomes e Donato Veríssimo, todas no elenco da novela, são
também cantores, o que deve ajudar não só na formação dos clipes, como
também pode se arriscar na formação da trilha sonora própria e inédita
da novela. Para quem não é da área, o SBT tá se esforçando com aula de
canto e dança para todo o elenco. Deve vir coisa boa por aí, afinal os
clipes eram os principais símbolos de Chiquititas nos anos 90.
6 - Saudosismo forte: Geralmente remakes tem como ponto positivo a
seu favor o fato de ter pessoas que assistiram e aprovaram a primeira
versão. Isso ocorreu como fator positivo com várias novelas de diversas
emissoras e não foi diferente em Carrossel. Chiquititas deve repetir a
dose, com um diferencial: Chiquititas ainda está presente muito mais na
mente das pessoas (saiu do ar em 2001), a primeira versão conhecida
nacionalmente foi produzida pelo SBT (e gravada na Argentina, em
parceria com a Telefé) e o público lembra não só da história como das
músicas, o que pode reforçar a questão dos produtos vendidos da novela,
especialmente CD’s e DVD’s.
7 - Comparação forte pode divulgar novela: Como Chiquititas se
trata uma novela que é um remake de outra produzida pelo SBT no passado,
as comparações vão ser fortes. O João Acaiabe é tão carismático quanto o
Gésio Amadeu? A Manuela do Monte é do mesmo nível da Flávia Monteiro? O
Guilherme Boury supera o argentino Alex Benn? A Mili manda tão bem
quanto a Fernanda Souza na primeira versão? É mais do que natural isso. A
comparação será, certamente, muito maior do que com Carrossel, cuja
versão nacional era uma novidade até então. Se por um lado isso pode ser
ruim, também existe seu lado bom, afinal a imprensa tende a ser uma
forte aliada na divulgação da novela nas pautas do tipo “o que tal ator
pensa sobre a nova versão da novela” (e ninguém terá coragem de falar
mal de uma novela do qual participou um dia) e serão testemunhos, em sua
maioria, de atores consagrados, muitos deles que despontaram como
atores no próprio elenco infantil da trama. Além disso, os programas da
casa poderão fazer vários encontros dentro ou fora do SBT desses
personagens. Na própria coletiva da novela, Renata Del Bianco (antiga
Vivi e hoje apresentadora da RedeTV!) esteve com a "nova" Vivi de
Chiquititas. Ontem, o Mosca da antiga versão de Chiquititas se encontrou
com o ator que ficará responsável pelo mesmo personagem na nova versão
em quadro de divulgação em A Praça é Nossa e também no Conexão Repórter
Especial sobre a novela. Pautas como essa devem virar uma constante.
8 - Licenciamento de produtos: Ao contrário de Carrossel, quando o
SBT não estava preparado, de início, para o sucesso e nem mantinha
contratos com empresas para licenciar produtos de novelas, agora a
situação é bem diferente. A novela já entra no ar nesta segunda com
contratos em vigor e uma meta de licenciamento de 350 produtos
diferenciados, gerando uma expectativa de faturamento superior aos R$
100 milhões conseguidos por Carrossel. Para puxar esse setor da novela,
os CD's e DVD's contarão novamente com direção musical de Arnaldo
Saccomani e Laércio Ferreira, que prometem uma trilha mesclando músicas
marcantes da primeira edição com músicas inéditas, inclusive com
participação internacional do cantor americano Arnold McCuller, que
esteve na trilha sonora de filmes como "Hairspray: Em Busca da Fama"
(2007), já exibido pelo SBT.
9 - Fator feminino pesa na venda: Inúmeros estudos sobre
licenciamento de produtos ligados a programas de TV, mostra que são as
crianças do sexo feminino que puxam esse setor. O fato de Chiquititas
começar só com elas no orfanato, pode ser um bom chamado de venda para
produtos licenciados. Mas é bom lembrar que isso coloca um pouco em
risco a audiência infantil masculina, que, em uma novela do seu
“universo”, quer ver lá na novela seu representante. Felizmente Mosca e
cia já aparecem no ar desde o começo, mesmo fora do orfanato.
10 - Patrocínios renovados: Além do licenciamento de produtos,
Chiquititas se beneficia do sucesso de Carrossel no tocante aos
patrocinios. Os 5 patrocinadores renovaram. Detalhe que são três cotas
compradas apenas pela Unilever, além de Cacau Show e Nestlé. Não é
difícil imaginar que a renovação da cota para Chiquititas tenha se dado
até por valores superiores aos pagos por Carrossel, cujo sucesso era
imprevisível para os anunciantes até antes da estreia. E detalhe: hoje
Carrossel detém o segundo valor por um anúncio de 30 segundos do SBT,
perdendo apenas para o Programa Silvio Santos. E Chiquititas tem a
missão de manter essa valorização toda.
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